Do Batuque ao Spotify: A Incrível Jornada da Música Humana - pt. 1
- Miguel Arruda

- 30 de out.
- 2 min de leitura
Imagina viver num mundo sem música. Ou pelo menos sem musica da maneira que você conhece.
Vinheta... Ou talvez não.
PRÉ-HISTÓRIA
A história da música como conhecemos começa na pré-história do ser humano, mas a musica em si é mais antiga ainda. A música sempre esteve presente nos cantos dos pássaros, nos sons dos animais, no vento batendo nas copas das árvores, no barulho da chuva e até nas ondas quebrando na praia. É muito dificil definirmos o que é a música, normalmente a gente apenas a sente.
O ser humano começa a utilizar de sons organizados como utilidade, seja para caçar, se comunicar ou espantar predadores. A utilização da voz como instrumento é pré-histórica, assim como a percussão corporal. Imagine um Gorila, quando ele arranca levando seus punhos com força ao peito para intimidação. Esse é o primeiro uso da ‘música’ que uma espécie pode ter:
O uso instintivo.
Sendo o ser humano uma espécie que desenvolveu intelectualmente (é o que dizem) além do que as demais, ela também conseguiu reproduzir e imitar sons conscientemente, trabalhando para que esses fossem ordenados seguindo alguma lógica. Alinhado a isso, o ser humano também conseguiu construir instrumentos, que futuramente seriam as essenciais ferramentas utilizadas para manipular o som de uma maneira única.

INVENÇÃO DA ESCRITA (IDADE ANTIGA)
Por volta de 4.000 A.C. acontece uma revolução na história do ser humano que afeta nossa trajetória de maneira avassaladora: a invenção da escrita.
Mas Miguel o que tem a ver a escrita com música?
Absolutamente tudo. A partir da escrita que se possibilita as primeiras formas de notação musical. Não sei se você ja parou para refletir, mas todo nosso sistema musical além da possibilidade de estudar obras de outros autores só existe porque foi criado um sistema de notação musical, e esse sistema de notação (o nome ja diz) só é possivel pela escrita.
As primeiras formas de notação musical foram registradas na idade antiga, principalmente na China, Egito e Grécia. É aqui que se cria as primeiras afinações dos cordofones (instrumentos de corda), além dos primeiros conjuntos de notas. Na China por exemplo, muito antes de se inventarem os nomes modernos das notas, se cria a escala pentatônica, com cada nota sendo nomeada por uma classe social (sim tinha a nota ‘camponês’, a nota ‘imperador’ e por assim vai).

Esse conhecimento da musica em sua fundação contribui para o melhor entendimento musical atualmente, quebramos paradigmas entendendo os fundamentos da arte. Porque ela foi criada? Como ela foi desenvolvida? Quais ferramentas utilizadas?
Por isso esse texto começa como uma provocação, quando pergunto sobre viver em um mundo sem música, na verdade, essa possibilidade não existe, mas...
imaginar viver em um mundo sem musica como a gente conhece pode te ajudar a ser um músico melhor.
Continua...



Comentários