"A MUSICA ATUAL É UM LIXO!!"
- Miguel Arruda

- 29 de out.
- 4 min de leitura
Será que a musica atual é realmente um lixo? Ou nós que não sabemos mais consumir musica?
Vinheta... ou talvez não.
Meu nome é Miguel Arruda, sou músico, professor e compositor formado em produção musical, e hoje quero propor uma reflexão para vocês.
O que faz uma música ser boa? Seria a quantidade de acordes utilizados, ou a velocidade das notas?
Nesse caso então uma escala cromática tocada a 380bpm seria melhor musica do mundo.
Mas vemos que infelizmente não é tão simples assim.
A gente pode utilizar de diversos argumentos embasados em teoria musical do que faz uma musica ser boa, mas vou adiantar aqui pra vocês: TODOS eles caem em alguma contradição. Isso acontece, porque sempre que você definir uma regra ou um conjunto de requisitos para a musica ser considerada boa, você vai descobrir diversas outras que vão ser a exceção.
É por esse motivo que alguns analistas e críticos musicais caem em contradição como essa do Marco Antero Music, onde ele critica a musica pop moderna por repetir demais a mesma nota, mas enaltece o Rock 'n Roll clássico por usar as mesmas 5 notas.


E quero deixar bem claro que isso não é uma critica á analise do Marco Antero nesses dois vídeos, que inclusive eu assisti e recomendo demais vocês assistirem também, porque o fato da análise dele ser enviesada com a própria opinião não significa que ela é ruim, pelo contrário, a opinião de uma pessoa que entende do assunto como o Marco sempre é bem vinda e os vídeos que ele produz são realmente muito bons.
O que eu quero dizer é que a gente não pode tomar como regra universal e irretocável uma opinião embasada em teoria musical, como se a teoria musical fosse parâmetro pra decidir o que é bom de ouvir ou não.
A TEORIA MUSICAL E SÓ UM GRANDE ACORDO COLETIVO
O que não significa que não podemos utilizar ela como parâmetro para descrever uma obra, muito pelo contrário, é a nossa melhor ferramenta pra isso. Porém, ela não serve para fazer juízo de valor de uma canção.
Se você discorda disso me responda uma coisa e deixe nos comentários, qual nota é melhor: a nota C ou a nota D?
Percebe como não conseguimos chegar um consenso nessa questão básica, pois ela passa MUITO pela subjetividade do indivíduo e do próprio gosto.
Da mesma maneira não conseguimos cravar que uma música é melhor que a outra embasado na teoria musical exatamente pelo mesmo motivo, porque um conjunto de notas tocadas de certa maneira seria melhor do que a outra?
Toda essa analise musical embasada na teoria serve a um propósito: Viés de Superioridade e Elitismo Musical.
Falar que o nosso gosto musical é melhor do que o do amiguinho é muito satisfatório pro nosso ego, ainda mais quando conseguimos colocar palavras rebuscadas e conhecimento técnico para embasar uma OPINIÃO.
ENTÃO VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE UMA OBRA DE BEETHOVEN TEM O MESMO VALOR MUSICAL DE UMA MUSICA DA ANITTA?
Sim... e também não.
O que eu quero dizer é que a musica não atende aos critérios de valor impostos pela humanidade, um passarinho com um lindo canto não tem conhecimento nenhum das regras musicais que o ser humano (literalmente) inventou, e mesmo assim seu canto é belo. A mesma coisa acontece com o som da chuva, do vento nas árvores e das ondas quebrando na praia.
Então não conseguimos falar MUSICALMENTE nem que a musica da Anitta tem mais valor que a musica de Beethoven, nem o contrário. O que podemos fazer é uma analise do contexto SOCIAL que ambas as obras trazem. Aqui sim o juízo de valor humano pode fazer sentido, já que a importância social de uma obra pode ser estudada com mais pragmatismo do que seu valor musical.
Nesse exemplo que eu usei da musica pop e do rock clássico, podemos argumentar que a musica atual tem menor valor por atender de uma maneira exagerada as exigências do mercado, em uma lógica capitalista de ter cada vez mais lucro, o que significa também musicas cada vez menos reais e autênticas sendo produzidas como produto embalado e praticamente digerido para consumo em massa.
Mas isso é claro, assim como toda análise, é a MINHA opinião e eu gostaria de saber a sua, então deixe nos comentários o que você acha desse assunto.
E pra encerrar eu gostaria de deixar a prova cabal para você de que a música atual não é um lixo, apenas a maneira de consumir musica feita e tratada como arte mudou, temos que procurar ativamente por artistas e bandas que continuam fazendo um trabalho autêntico e real.
E não podemos esperar que todas as pessoas tenham essa postura, pois estamos acostumados ao MainStream dizer para nós o que ouvir, porém os profissionais da área e os criadores de conteúdo tem a OBRIGAÇÃO de fazer essa busca e trazer para seu público. Por isso aqui trago rapidamente 5 indicações de álbuns atuais para você ouvir:
1. Muscle Shoes – DeWolff (2024)
2. Glow on – Turnstile (2021)
3. The battle at the garden’s gate – Greeta van Fleet (2021)
4. Breach – Twenty one pilots (2025)
5. Ohio Players – The Black Keys (2024)
Abraço e até a próxima.



Adorei a publicação!! Parabéns lindinho ❤️👏👏